segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

KINABALU - "A MONTANHA SAGRADA" DO BORNÉO

                         
......."Aquilo a que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade, na consciência de uma finalidade, numa orientação positiva, convencida e decidida do espírito, ou seja na PAZ da alma!" (Thomas Mann)

Seguimos viagem pelo interior do Sabah, até à base do majestoso Monte Kinabalu, a mais alta montanha  do sudeste Asiático - 4,095m de altura -O Parque Natural Kinabalu é um paraiso botânico, classificado pela UNESCO como "World Heritage Site".

Visitámos o Parque, debaixo duma chuva miudinha que nos ensopava os ossos, mas refrescava alma, envolvidos na magia daquela floresta onde residiam arvores gigantescas, castanheiros, carvalhos, árvores da borracha, loureiros e de todo o lado espreitavam vaidosas as exoticas flores tropicais, os fectos enormes, frangipani, as orquídeas, mais de 800 espécies diferentes 

 ....e por fim a gigantesca "RAFLESIA", a famosa maior flor do mundo, que pode atingir 1 metro de diâmetro quando tem as pétalas todas abertas.



Pequenos riachos de água fresca e cristalina escorriam pelas pedras coloridas de verdete, sussurrando em uníssono um múrmurio, falando com aquelas árvores altivas e indiferentes.....o mundo divino da natureza em toda a sua força, estava a nossos pés!

Dali seguimos depois para o noso Lodge, situado em pleno Parque e com a fabulosa vista sobre a Montanha Sagrada - O MONTE KINABALU -


Já as cristas estavam cobertas pelas nuvens de tom rosáceo, o manto do crepúsculo, encobrindo os picos da Montanha e um véu branco e espesso vestia as vertentes até à base.

O silêncio do início da noite era profundo, apenas cortado pelos clicks das cameras fotográficas e os olhos mergulhavam maquele anoitecer mágico que convidada à meditação!

Mas a manhã do dia seguinte acordou sorridente e logo ao romper do dia apressei-me a descer até ao fundo do vale. Depois parei, olhei e visionei aquela estátua enorme de pedra esculpida pela mão da natureza e lá no topo dos seus 4,095 metros poisava uma coroa de granito cujas flechas apontavam para um céu límpido e dum azul profundo. Fiquei petrificada, era uma visão irreal e mística e a felicidade dentro de mim era imensa!!!


Apesar das dificuldades, muita gente de todas as idades se atreve a escalar  -  - GUNUNG KINABALU - 
a Montanha Sagrada, onde reinam os espíritos, vão à procura da felicidade e da PAZ DA ALMA!!!

                                        
Eu fiquei ali por uns momentos de reflexão, isolada no meu ser e, apesar de físicamente estar distante do topo, senti aquela energia envolvente e a voz da montanha que entrava como um mantra bem fundo da minha lama!




www.myartspace.com/HAFONSO

15 comentários:

  1. Helena. Vou seguir estas "salas" todas viradas para os prazeres da vida... Vou voltar...beijos. carlos

    ResponderEliminar
  2. o paraíso ainda deixou os seus resquícios na Terra, e você encontrou um dos seus pedaços.

    ResponderEliminar
  3. Helena. O que me encanta é a relação entre a sensibilidade, associada à imagem e a capacidade da descrição com a introdução de elementos técnicos...este blog é para se ir vendo no tempo... obrigado. beijos. carlos.

    Gostei da visita. Para além da praia tenho outras "salas", que gostaria que fossem visitadas.

    ResponderEliminar
  4. OLÁ QUERIDA HELENA, MARAVILHOSA REPORTAGEM... FOTOS E TEXTO SUBLIMES... PARABÉNS!!!
    ABRAÇOS DE CARINHO,
    FERNANDINHA

    ResponderEliminar
  5. Lindo texto e imagens belissimas,Um prazer vir até aqui!beijos,chica

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela visita e pelas palavras deixadas no meu "Ortografia". Gostei de vir aqui e ver esta maravilhosa reportagem. Virei mais vezes.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Helena. "apanhei o avião" e cheguei...Não fiquei supreso, porque o que vi, era o que eu pensava ver... O segredo das montanhas está na sua capacidade de reter o tempo e por isso, ficamos com mais tempo, para os prazeres da vida...beijos. carlos.

    Estive na Zona operacional de Tete, em Moçambique, durante os anos de 1972, como combatente, de lá trouxe os encantos de uma áfrica, o sentido de uma solidariedade e mais sabedoria...
    As imagens que nos chegam aos nossos olhos podem ter olhares diferentes. Tenho uma "sala" no meu blog com o tema de OLHARES. Fica feito o convite.

    ResponderEliminar
  8. Helena, vir aqui é encontrar serenidade!


    Muito obrigada pela partilha!


    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  9. This really gives a great spiritual feeling. Indeed a very enjoyable post Helena. Too good :)

    Dholya Ganpati Temple

    ResponderEliminar
  10. OLA HELENA, MAGNIFICA POSTAGEM...OBRIGADA POR PARTILHAR TAO BELAS PAISAGENS E TEXTOS...SUBLIME AMIGA, PARABENS...VOTOS DE UM FELIZ RESTO DE SEMANA!!!
    BEIJOS COM AMIZADE,

    SUSY

    ResponderEliminar
  11. ____________________________________


    ...Kinabalu! Plena de magia e beleza... Que maravilhosas fotos!!!
    Suas páginas alegram os meus olhos!

    Beijos de luz e o meu carinho...

    Ps. Quanto ao soneto, pode usar, sim...Será uma honra para mim.

    Zélia (Mundo Azul)

    ________________________________________

    ResponderEliminar
  12. Olá, bela foto-reportagem...Espectacular....
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. o olhar sentido de cada foto revelando o imenso da natureza na cor da poesia...Bonito! Gosto! Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. Olá Helena,
    Adorei ler e ver as lindas fotos, grata pelo momento aqui passado!

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar