domingo, 1 de abril de 2012

A ALDEIA FLUTUANTE

- NO LAGO TONLE SAP -


Esta aldeia flututante nos recônditos deste lago paradisíaco, o maior do Sudeste Asiático, em pleno teritório Cambojano, parece não ter vivido, nem sofrido, os massacres das guerras sucessivas que assolaram todo o pais, durante varias décadas e que dizimaram a maioria da população. Foi uma doce PAZ e tranquilidade imensa, em tons de azul, que nos acompanhou desde o início ao final da visita ao TONLE SAP - lago de água fresca - (em lingua kmer), foi mesmo essa frescura deliciosa que sentimos na travessia, embora o calor intenso já inundassse aquele lugar.........

Parece até que o tempo parou e o "inferno" criado pelos kmer vermelhos ali não passou!

KAMPONG PHLUK  é uma das três aldeias flutuantes do lago. Habitada na sua maioria por gente de etnia KMER,  a aldeia compôe-se dum população de cerca de 3000 pessoas, vivendo em casas de madeira contruídas sobre estacas, ou "palafitas".

Chegámos cedo, no pequeno barco a motor, com uma ansia enorme de ver e fotografar.....já eu adivinhava que me iria deslumbrar.....

A grande"casa amarela" surgiu a flutuar, isolada, como se fosse a guardiã daquela entrada- " GENDARMERY" era o título que sobressaía na sua fachada - um "francesismo", herança da ocupação francesa por estas paragens...na era da "Indochina".

Fomos avançando devagar, em silêncio, como se quizéssemos entrar num reino proibido, mas  decerto muito apetecido.


Logo ali - "Kampong Phluk community fishery office"    todo em madeira pintada  de azul, surgiu um casarão, como um grande  barracão, estacas altas, varanda a toda a volta, portas abertas com janelas, mas sem sentinelas, o departamento dos pescadores, (sendo a pesca o maior fonte de rendimento deste lago) mais parecia um OVNI flutuante...talvez sim, talvez não....!

E  finalmente chegámos; já se via a aldeia, as casitas pintadas, os barcos, as canoas, as pessoas, a azáfama.......do dia......todos num movimento coordenado, como num brinquedo de corda que em sincronia se moviam.......

Parámos à frente da primeira casa, toda  de madeira e palha, o pequeno cortiço dos animais, um varandim com florinhas singelas, amarelas, reflectindo-se no lago, como uma aguarela numa tela, de um qualquer famoso pintor.....ou fazendo parte duma novela dum famoso escritor! 


Deslizáva a primeira canoa, movia-se sem pressa, UMA MULHER MUITO CONCENTRADA NO MOVIMENTO LENTO, SEMPRE EM FRENTE  MUITO DIREITA e DE  PÉ.
Novamente um quadro dum pintor....cativou-me logo o olhar. Fotografar, era aqui chegado o momento......


Á medida que penetrava naquele mundo, para mim ainda desconhecido, mas que já me envolvia, mais eu me encantava e lá  a vida não parava. Passavam as canoas, abarrotadas de frutas, os plásticos, a plantas, os animais, sempre em silêncio, tudo naquelas águas refletido, servia ao comércio daquele mercado colorido e flutuante...!




As flores, sempres as flores, lindas e frescas, enfeitando os varandins e as  portas eram o adorno principal daquelas casitas  coloridas, onde não havia luxo, mas resplandecia a simplicidade e a harmonia. A vida  quotidiana neste quadro fascinante onde tudo acontece ao ar livre, um mulher, na sua pequena canoa lavava os cabelos longos. Com o xampô, de marca, esfregava e enxaguava com a água do lago, deliciava-se e ria de prazer.....aproximei-me  a medo, ela não se intimidou, olhou, sorriu e depois posou...iradiava alegria!


Mudámos a direcção e entrámos noutro canal, neste  serpentear de canais labirinticos, como numa Veneza Oriental, onde as gondolas eram canoas, os grandes palácios revestidos de arte eram aqui  as  casitas simples, mas tal como lá, aqui se ouvia uma sinfonia......se  sentia POESIA........ 

E eis que surgem as torres cónicas e douradas, resplandecentes, dos templos budistas...denunciando a religião desta comunidade, a oficial deste País das Maravilhas! 



- BUDA é o ILUMINADO -
Os seus ensinamentos visam obter um estado de perfeita saúde mental, de equilibrio e de tranquilidade

A visita a esta aldeia foi para mim um meio de encontrar estes ensinamentos!

Embora tenha predominado o "Induísmo" na época pré-Angkoriana, o Budismo foi introduzido nos séculos XIII e XIV até 1975, altura em que os KMERS VERMELHOS (1975-1979) assassinaram os monges  e destruiram os cerca de 3000 templos budistas.
Mas a religião regressou no final dos anos 80 com os velhos monges  ainda sobreviventes e hoje já os novos monges estudam e aqueles que abraçam os votos definitivos dedicam-se ao ensino da religião.

Retomámos o caminho da cidade. De regresso à "civilização", esperava-me um belo jantar no meu luxuoso Hotel, um show de danças APSARAS, os ingredientes perfeitos aos valores ocidentais......
Mas o ponto alto daquele dia foi para mim no lago, a travessia, lá onde reina a PAZ e a HARMONIA, onde convivem a beleza natural e a condição humana genuína, lá onde encontrei o verdadeiro ALIMENTO da ALMA!










9 comentários:

  1. Olá, Helena!

    É muito lindo o post, a fazer pensar num mundo que a esta distância difícil é imaginar que pudesse existir;longe desta dita civilização e recuados no tempo, neste lugar encantador. Que é um deleite para o olhar, bálsamo para os sentidos.

    E parabéns pela reportagem; está uma delícia.

    Um abraço; boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  2. Vinda através de amigos comuns, deparo aqui com um texto e ilustrações que muito me fascinam.
    Desde que vi o filme "A casa do lago" que sonho com uma casinha assim. Bem podia ser uma destas, pois também sou fã da cultura asiática.
    Maravilhoso.

    Obrigada

    Deixo um doce sabor de amêndoas para esta Páscoa.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Helena, boa noite!
    Às vezes digo que numa outra vida qualquer, devo ter vivido num lugar maravilhoso como este, a cultura asiática fascina-me, talvez por isso me tenha apaixonado e casado com um asiático. O meu marido é natural de Goa.
    Bom, mas voltando ao post, posso garantir que saio maravilhada com a beleza das imagens e, que, gostei muito da forma como nos descreveu tudo tão pormenorizadamente.

    Beijinho com votos de uma Santa e Feliz Páscoa.
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  4. Olá, Helena!

    Se antes aqui não voltar, desde já deixo os meus votos de Páscoa Feliz, com tudo de bom para si.

    Com um abraço.
    Vitor

    ResponderEliminar
  5. Helena, obrigado por sua visita e comentário em meu blog, vou adicionar seu blog aos meus favoritos, assim você terá o caminho registrado para voltar sempre,tenho outros blogs, inclusive um de fotografias também, se quiser venha conhecer. bjs

    ResponderEliminar
  6. Uma crónica fantástica! Obrigada por nos trazeres um pedaço de outro mundo!
    Venho desejar-te uma feliz e santa Páscoa.
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  7. Em minha cesta de Páscoa, você encontrará muitos desejos para o amor e a felicidade, para a saúde e a prosperidade, para a sabedoria e o conhecimento, e para o prazer e o relax. Desejo a você saúde, felicidades, alegria, equilíbrio, harmonia e que consiga ir além das etapas ordinárias e descubra resultados extraordinários. Que continue tentando alcançar suas estrelas. Que realize seus sonhos. Que reconheça em cada desafio a oportunidade, e seja abençoado com o conhecimento de que tem a habilidade para fazer cada dia especial. Que tenha bastante riqueza para atender suas necessidades, e sempre lembre que o tesouro real da vida é o amor. Agradeço o seu carinho e agradeço por todas as maneiras que somos semelhantes e todas as maneiras que somos diferentes. Agradeço a Deus, do fundo do coração, com um sorriso interno que eu desejaria que todos pudessem ver... A Ressurreição do Mundo. Pois ainda não entendiam a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos... (João 20:9). Pela lei fundamental da natureza, todas as coisas se renovam constantemente, cumprem um ciclo e se renovam. Deus deu-nos as estações - cada uma com suas próprias belezas e razão, cada uma significando uma benção, uma alegria, e o sentimento do amor. Deus deu-nos sonhos - cada um com seu próprio segredo, cada um emitido para dar-nos sentimentos de inspiração, esperança, e tranqüilidade. Deus deu-nos a luz do sol, o arco-íris e a chuva, a beleza e a liberdade da natureza para ensinar-nos a sabedoria. Deus deu-nos milagres em nossos corações e vidas, coisas pequenas que acontecem no dia a dia, para nos lembrar que estamos vivos. Deus deu-nos a habilidade de enfrentar cada novo dia com coragem, sabedoria, e um sorriso de saber. Saber que seja o que tivermos que enfrentar é mais fácil com Deus habitando em nossos corações. Sobretudo, Deus deu-nos amigos para ensinar-nos sobre o amor e para guiar-- nos através deste mundo, e Ele está sempre disponível para ajudar-nos para uma compreensão maior e compartilhar e dar mais amor.

    Feliz Páscoa Helena.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  8. A memória fotográfica de quem olhou a diferença e tornou próxima a distância no alcance dos nossos olhos...
    Belissimas fotos! Parabéns, Helena. Beijinho

    ResponderEliminar
  9. *
    “O que muito viaja aumenta a sua
    sagacidade. Muita coisa vi nas minhas
    viagens, o meu conhecimento é maior
    do que as minhas palavras."
    ,
    in-Eclesiástico.
    ,
    conchinhas asiáticas, ficam,
    *

    ResponderEliminar